sexta-feira, 4 de setembro de 2015

HOMENAGEADOS COM O "MÉRITO INTÉRPRETES DO BRASIL"

Nos eventos realizados desde 2008 - ENCONTRO DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO E ADMINISTRAÇÃO - homenageia-se um intérprete do brasil. Foram homenageados:

JOSUÉ [Apolônio] DE CASTRO (1908 a 1973)
Na edição do Encontro Nacional do Pensamento Social Brasileiro de 2008, o homenageado foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Uma de suas principais obras foi Geografia da Fome: A Fome no Brasil. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1946. Naquele ano, comemorava-se o centenário de nascimento de Josué de Castro.

EUCLIDES [Rodrigues] DA CUNHA (1866 a 1909)
Na edição do Encontro Nacional do Pensamento Social Brasileiro e Administração de 2009, o homenageado foi o  escritor, sociólogo, jornalista, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro, Euclides Rodrigues da Cunha. Nesse mesmo ano, comemorava-se o centenário da morte de Euclides. Seu livro mais conhecido foi "Os Sertões (Campanha de Canudos), de 1902.


NOEL [de Medeiros] ROSA (1910 a 1937)

Na edição do Encontro Nacional do Pensamento Social Brasileiro e Administração de 2010, o homenageado foi NOEL ROSA, sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época. Nesse ano, comemorava-se o centenário de nascimento do compositor.

No ano de 2011, o evento ocorreu no Rio Grande do Sul e não houve a referida entrega do prêmio "Intérprete do Brasil".


Luiz Gonzaga [do Nascimento] (1912 a 1989)
Em 2012, quando o ABRAS - Núcleo de Estudos de Administração Brasileira - já havia retornado à Universidade Federal Fluminense, o evento volta a homenagear e entregar o prêmio "Intérprete do Brasil.
O homenageado no Encontro Nacional do Pensamento Social Brasileiro e Administração de 2012 foi Luiz Gonzaga,  compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Comemorava-se também, em 2012, o centenário de nascimento de Gonzagão.

Vinícius de Moraes (1913 a 1980)
No ano em que o ABRAS - Núcleo de Estudos em Administração Brasileira - comemora seus 25 anos, o mérito "intérprete do Brasil" foi entregue aos familiares do compositor, poeta e músico brasileiro Vinícius de Moraes. Nesse ano também foi comemorado o centenário do poeta.


Victor Nunes Leal (1914 a 1985)
No ano de 2014, o ABRAS - Núcleo de Estudos em Administração Brasileira - realizou o evento "Revisitando o Coronelismo no Centenário de Nascimento de Victor Nunes Leal". Na oportunidade, foi entregue o mérito "intérprete do Brasil", ao jurista, escritor, pensador brasileiro Victor Nunes Leal. Nesse ano também foi comemorado o centenário do de Leal. O livro mais conhecido do autor é "Coronelismo, Enxada e Voto", que é uma obra ainda muito atual. Uma boa biografia de Nunes Leal pode ser lida na página do Instituto Victor Nunes Leal - http://www.victornunesleal.com.br/ .






Em 2015, o ABRAS realizou o evento "Seminário Pensamento e Ação de um Guerreiro: A obra de Alberto G. Ramos e seu tempo (1915-2015)". Nesse seminário foi apresentado o mérito "intérprete do Brasil", em homenagem ao pensador brasileiro Alberto Guerreiro Ramos, poeta, sociólogo, advogado, administrador, professor, político, jornalista baiano. Para conhecer mais sobre a vida e a obra do autor, indicamos o trabalho da Mestra pelo PPGAd Rosane Aurore Romão Juliano, disponível aqui, que recebeu menção honrosa do Conselho Federal de Administração no Prêmio Guerreiro Ramos 2015.
Além disso, o IV Encontro Nacional Administração e Pensamento Social Brasileiro e o III Encuentro Internacional Administración y Pensamiento Social Latinoamericano foi dedicado a Guerreiro Ramos.



Com Imagens e informações do Wikipedia e outras fontes.
Atualizado em 04-set-2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário